
O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pelotas, em parceria com a Casa do Trabalhador de Pelotas, realizou nesta quarta-feira (8/10) o l Seminário Intermunicipal da Zona Sul do Rio Grande do Sul, com o tema “Mundo do trabalho em transformação: desafios e perspectivas sindicais”. Na foto, o presidente Elvío Zanetti e o vice-presidente Célio Vieira reforçam a importância do seminário.
O evento reuniu mais de 200 participantes, entre representantes de sindicatos urbanos e rurais da região sul e de outras regiões do estado. Presente no encontro, Élvio Zanetti, presidente do Sindicato, compartilhou experiências e estratégias para fortalecer a organização dos trabalhadores.
A reunião foi realizada com o propósito de aprofundar o debate sobre as transformações no mercado de trabalho e os desafios enfrentados pelo movimento sindical diante das mudanças econômicas, tecnológicas e sociais.
O encontro representou a retomada da Casa do Trabalhador como espaço reconhecido para a realização de debates e negociações coletivas entre entidades sindicais da região.
PAINÉIS REALISTAS
Participaram do painel de abertura, “Perspectivas Atuais do Mundo do Trabalho e Auto composição” Lair de Mattos, da Casa do Trabalhador, Carla Cassais, representando a Prefeitura Municipal de Pelotas, Lucas Fernandes, do MPT, idealizador do evento.
O tema “Desafios Trabalhistas e Sindicais na Atualidade” debateu os principais obstáculos enfrentados pelo movimento sindical nos dias de hoje. O painel foi conduzido pelas procuradoras do trabalho do MPT, Cristina Benedetti e Mônica Pasetto.